terça-feira, 7 de agosto de 2012

Policiais federais em greve entregam armas e distintivos.


Policiais federais de todo o país deflagraram greve nacional nesta terça-feira (7) e, em Juiz de Fora, o início do movimento foi marcado por um ato na sede da Polícia Federal, no Bairro Manoel Honório, Zona Leste. "Fizemos a entrega simbólica das nossas armas e distintivos, porque não podemos imaginar uma polícia fazer greve armada. Queremos mostrar à sociedade que estamos desarmados", enfatizou o papiloscopista e representante do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (Sinpef-MG) Robson Carneiro da Silva.
Segundo ele, uma nova assembleia nacional está marcada para sexta-feira. Pelo menos até lá, o atendimento ao público vai ficar comprometido na cidade, já que o protesto atinge 70% do efetivo. "No Brasil somos 12 mil policiais federais, e cerca de nove mil estão parados, porque praticamente todos os escrivães, agentes e papiloscopistas aderiram ao movimento. Queremos equiparação salarial, porque ocupamos cargos de terceiro grau, mas não ganhamos como outros de nível superior, embora nossas atribuições sejam complexas." A carência de efetivo e de recursos também é levantada como problema pelos grevistas, que apontam o sucateamento do órgão.
Ainda conforme Robson, Juiz de Fora é responsável pela emissão diária de, em média, 60 passaportes por dia. "Só vamos atender aos casos de urgência e emergência", garantiu. A orientação é para que as pessoas que têm a confecção do passaporte marcada para esta semana solicitem um novo agendamento no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br). Já aqueles que estavam com a entrega prevista para os próximos dias, devem fazer a retirada do documento a partir da semana que vem.
Outros serviços oferecidos também ficam restritos no período, como emissão de certidões negativas, e os trabalhos realizados pelo setores químico, de armas e de vistoria de segurança privada. A greve foi definida após assembleias realizadas pela Federação Nacional dos Policiais Federais e pelos sindicatos regionais de cada estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário